sábado, 22 de janeiro de 2011

Dc Comics Decidiu Abolir Selo CCA!

ANTES TARDE DO QUE NUNCA a Dc Comics finalmente decidiu abolir o selo da CCA (Comic Code Authority), empresa esta da qual a editora submetia todas as suas publicações a fim de rotular o imoral e o incorreto desde 1954!

A decisão foi tomada pelos co-diretores Jim Lee e Dan Didio, e anunciado essa semana. A editora concorrente, Marvel Comics, já havia se desvinculado desde 2001, adotando métodos próprios que a Dc similarmente adotou, são estes: E (everyone, para todas as idades), T (teen, para maiores de 12 anos), T+ (para maiores de 16 anos) e M (mature, para maiores de 18 anos).

Desde 1954 todas as editoras publicadoras de quadrinhos passaram a ser alvos de campanhas moralistas nos EUA, abordando a idéia de que as HQ’s corrompiam os jovens. Para diminuir a histeria, a Comics Magazine Association of America (“Associação de Revistas em Quadrinhos dos Estados Unidos”) lançou o dito selo, CCA, para que as HQ’s passassem pelo processo de avaliação antes de serem, publicadas. As que ganhavam o selo eram autorizadas, mas houve algumas que não ganharam como o Monstro do Pântano da década de 80, de Alan Moore, que fez com que a Dc lançasse uma linha de HQ’s só pra adultos, que mais tarde virou o selo Vertigo, que não necessitou do selo(dessa eu não sabia!).

Um caso notório que levou a essa perseguição na época foi por causa do (FILHO DA MÃE!) psiquiatra Fredric Wertham, que lançou o prestigiado livro Seduction Of The Innocent (“Sedução do Inocente”). E foi por parte deste livro que houve a abalada separação da primeira versão de Batman & Robin, quando Dick Grayson (o então Robin) abandona a Mansão Wayne e torna-se o Asa Noturna que todos conhecemos. E foi onde o psiquiatra acusava Batman de seduzir o infante Robin, esse fato ainda recorre até hoje em más línguas a fim de discriminar a “Dupla-Dinâmica”.

É como já estão dizendo por ae, agora o Batman vai poder passar o “ferro” da Mulher-Gato e Mulher-Maravilha. Guy Gardner vai poder falar BEM MAIS palavrões. Estelar vai poder usar um uniforme beeeeem mais provocante (será que ainda existe maior provocação?!) rsrs... enfim!

VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DAS HQ’S!

Clark Vanzeler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário