quarta-feira, 7 de julho de 2010

Recordações do Rock: Rolling Stones

Depois de todos dizerem que o Mick Jagger tem Azar no Futebol e Sorte na música a Dark Rock Belem traz para vocês The Rolling Stones.

The Rolling Stones é uma banda de rock inglesa formada em 25 de Maio de 1962, e que está entra as bandas mais antigas em atividade. Ao lado dos Beatles, foram a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida em 1960, que adicionou diversos artistas ingleses na parada norte-americanas.

Formado por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyaman e Charlie Watts, sua sonoridade era no blues. Em mais de quarenta anos de carreira, hits como ( I can´t get no) Satisfaction, Start Me Up, Sympathy For the Devil, Jumping Jack Flash, Miss you e Angie fizeram dos Stones uma das bandas mais conhecidas do rock mundial, levandou-a enfrenta todos os grandes clichês do gênero, desde recepções efusivas críticas até problemas com drogas e conflitos de egos, principalmente entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones já venderam mais de 150 milhões de álbuns no mundo inteiro.

Como começou o Rolling Stones?

Tudo começou em 1960, quando os dois amigos de infência. Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e Rock and Roll. Foram convidados pelos guitarrista Brian Jones em 1962 a montar a definitiva banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, Rollin´Stones, cujo nome foi ultilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marque Club de Londres em 12 de Julho de 1962.

O pianista Ian Stewart, amigo de Brian, seria o co-fundador da banda, mas porque sua imagem pessoal não tinha o devido sex-appeal, ele seria rebaixado a gerente de palco, com direito a gravar com a banda mas não posar como membro. Bill Wayman, que embora já vivesse da noite há muito mais tempo que os demais, seria acrescentado à banda por motivo fútil: possuía mais de um amplificador.

Em Janeiro de 1963, Charlie Watts assumiria definitivamente a bateria. A boa repercussão mas apresentações ao vivo somadas à habilidade promocional de seu empresário, levou a banda a um contrato com a Decca Records( então a piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles). Seu empresário promove a banda com uma imagem de rebeldes e cria a pergunta: Você deixaria sua filha se casar com um dos Rolling Stones?.

Os primeiros singles, um cover de uma canção de Chuck Bery e Muddy Waters de cada lado, Come on/ I want to be loved, e uma gravação para uma composição dupla John Lennon e Paul McCartney, I wanna be Your man, foram bem aceitos. O primeiro álbum, chamado simplesmente The Rolling Stones, saiu em Abril de 1964, contendo apenas uma composição de Jagger e Richards. Apenas com Tell Me.

Depois de muito tempo de banda os Rolling Stones não tem uma música nova de grande sucesso, mais no dia 4 de Abril de 2008, estreou nos cinemas mundiais o filme The Rollling Stones Shine a Light ( distribuído no Brasil pela imagem Filmes), concebido e dirigido pelo premiado diretor Martin Scorsese - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova york, em Novembro de 2006, com dezesseis câmeras focadas diretamente nos músicos, registrou com profundidade a bela pergormace da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. Conta, ainda, com a apresentação de Jack Wahite, do grupo Wahite Stripes, da cantora Cristina Aguilera e do Bluesman Buddy Guy. Ainda, de forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60 , confrontando com declara atuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se ativo aos sessenta.





Integrantes Atuais:

Mick Jagger- Vocal, Ghuitarra e gaita ( desde 1962)

Keith Richards-Guitarra e vocal( desde 1962)

Ron Wood- Guitarra ( desde 1974)

Charlie Watts-bateria e percussão( desde 1963)

Integrantes Antigos

Brian Jones- guitarra(1962-1969)

Mick Taylor- Guitarra (1969-1974)

Bill Wyman- baixo (1962-1993)

Postador por : Mary Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário