sábado, 10 de abril de 2010

Lendas Urbanas: O Lobisomem da Pedreira

Ola galera de Belém do pará, eu sou a Pietrina e essa é a estreia da coluna cultura aqui na Dark Rock Belém, e dentre os mais variados temas da cidade que entrarão em destaque por aqui, começarei com um que certas pessoas sentem medo ou receio, outras adoram e sentem curiosidade de saber mais e mais sobre o assunto, que é Lendas Urbanas, cada País, Cidade ou Região tem a sua, e por aqui teremos das mais famosas as mais raras que rodeiam nossa cidade, desde as historias mais antigas que já passaram por tantas gerações e continuam a existir em nosso cotidiano, as mais atuais , passando pelo Folclore, lendas aos relatos sobrenaturais, que dividem opiniões e dão o que falar, historias, vídeos, depoimentos de pessoas, será verdade? será Mito? Tire suas propias conclusões e cometem. Lendas Urbanas todas as sextas-Feiras aqui na Dark Rock Belém.
É para a estreia do Blog e da minha coluna por aqui vamos contar a lenda Do Lobisomem do Bairro da Pedreira.
Sabemos dos poderes sobrenaturais. Homens que entregam suas almas nas sexta-feira, em uma encruzilhada para ter sorte no jogo ou felicidade no amor.... Isto explicaria a sorte extraordínaria de certos indíviduos no carteado ou ainda o fato de homens feios horrorosos mesmo serem amados tão apaixonadamente por lindas donzelas... Mas, ás sexta-feira, quando se aproxima a meia noite, o preço da sorte é pago... e vem a transformação em Lobisomem.
"Gostava de andar sozinho pelas ruas do bairro da Pedreira, principalmente em noite de lua cheia. Era meio esquisito, o rapaz: cor parda, estatura média, cabelos castanho-escuro, crespos, falava baixo e nunca encarava as pessoas. O que tornava mais esquisito, porém, era uma mancha preta que tinha na testa e que, começando na raiz do cabelo, estendia-se até chegar aos olhos e também os dentes irregulares numa grande boca de grosso lábios".
Este seria o retrato que poderia ser tirado do personagem desta história, afirma Guapindaia Assu de Moraes, nosso informante, e prossegue a narração.
Naquele ano de 1946, um dos muitos clubes da Pedreira preparava seus craques para campeonato de dominó, que seria realizado no mês de Agosto.
Enquanto isto, la fora, a lua cheia daquela sexta-feira passeava tranquilamente em seu itinerário pelo céu, transformando a noite em dia prateado. Os galos, ao longe, cantavam...
Identificou-se, sentado á mesa de jogo, bastante nervoso, consultando constantemente o relógio. Pensavam que seu estado era dividido a disputa e que olhava o relógio com receio de não dar tempo de jogar.
E dado o momento, repentinamente, debruçou-se á mesa; parceiros, adversários, "olheiros" e "perus", todos esperando pela sua jogada e nada...! Continuava debruçado. E começou a tremer, tremer, a tremer.... e espumava...aos poucos, seu físico foi se transformando, enquanto emitia sons, mistos de ronco de porco e guincho de animal acuado... e levantando a cabeça! TODOS recuaram horrorizados, enquanto parceiros mais adversários levantavam-se como se por raios fossem impelidos, lá estava o companheiro de jogo: os olhos saltavam e faiscavam, os dentes haviam crescido, parecendo presas, os cabelos desciam de suas testa através do sinal escuro, as mãos metamorfosearam-se em garras....
Numa espécie de "salve-se quem puder", os frequentadores abandonavam apressadamente a sede do club, derrubando mesas e cadeiras, saltando janelas, espremendo-se pela porta...
Do estranho se emitiu um rugido aterrador, e disparado em direção a porta a fora correu em direção ao mato que crescia mais adiante.
Tremendo muito e ainda em choque com o acontecido, o sócio-contínuo do club, que era cunhado de Guapindaia(o nosso informante), ao lhe contar a história, afirmou:
Foi uma coisa horrível, o Homem transformou-se um uma criatura aterradora que jamais pensei existir, um lobisomem em nossa frente,na frente de todos,meu Deus que coisa Horrível...!
Essa e uma das historias sobrenaturais já publicadas em livros que o povo conta não como lenda, mais sim como um relato ou depoimento de algo acontecido a tempos atrás em nosso cidade de Belém do Pará.
Lenda tirada do livro visagens e assombrações de Belém
do autor: Walcyr Monteiro
e adaptada para o Blog Dark Rock Belem

5 comentários:

  1. Primeiramente quero parabenizar pela grande estréia do blog... Com uma postagem interessante!! Desejo tudo de bom... Sucessão aiii...
    Pow... fiquei com medão óóóó... Aliás sempre tive medo de encruzilhada... de repente né??? huahuahuahuahua beijposss

    ResponderExcluir
  2. cara, eu sou muito fã dessas histórias!!
    continua postando! XDD
    valeus!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom saber que podemos contar com boas historias ,sendo elas mitos ou lendas imaginarias.

    ResponderExcluir
  4. história muxo amedrontadora ,deu até frio na espinha.Esparo q v6 continuem postando outras histórias assim,bjs bjs vlw.

    ResponderExcluir
  5. tah massa... o contooo...

    ResponderExcluir