quinta-feira, 10 de junho de 2010

Recordações do Rock: Nightwish

A Dark Rock Belem traz para você a melhor banda de Rock Lírico de todos os tempos Nightwish

A banda finlandesa foi formada no ano de 1996. Altas horas da madrugada, Tuomas e seus amigos conversavam ao redor de uma fogueira. Naquele momento , surgiu a ideia de forma uma banda.

Inicialmente, era um projeto acústico formado por Tuomas, Emppu e Tarja. Com vocais líricos e violões, a banda gravou as três primeiras músicas(reunida em um disco Demo), entre Outubro e Dezembro de 1996. Posteriormente, com a adição da bateria, Jukka entrou na banda e Emppu assumiu as guitarras.

Em Abril de 1997, após semanas de ensaios, O Nightwish voltou ao estúdio para a gravação de mais sete músicas. As mesma podem ser encontradas em uma versão promocional do primeiro álbum da banda, Angels Fall First. Um mês se passou e o Nightwish assinou contrato para o lançamento de dois álbuns com a Spinefarm Records, gravando mais quatro novas faixas. O single "The Carpenter" foi lançado, antes do álbum Angels Fall First, sendo muito bem recebido pela crítica, ficando entre os dez melhores singles oficiais tocados na Finlândia.

A banda fez sua primeira apresentação ao vivo em 31 de Dezembro de 1997. Poucas apresentações se seguiram, devido Jukka estar servindo ao Exército Finlandês e Tarja estar ocupada com seus estudos. Os resultados dos shows foram além do esperado, sendo assim, Nightwish renovou seu contrato com a gravadora para o lançamento de três álbuns, e não mais dois como estava previsto no contrato anterior.

O vídeo "The Carpenter", gravado em Abril de 1998, teve sua exibição em primeira mão no programa finlandês Jyki. Em meados de 1998, junta-se a banda o baixista Sami Vänskä. Na mesma época, iniciaram-se as gravações de novas músicas para o próximo álbum, no período de Agosto a Outubro de 1998. No dia 13 de Novembro, o Nightwish realizou uma apresentação ao vivo, do qual foi gravado o video"Sacrament of Wilderness", sendo seu singles lançando em 26 de Novembro, liderando por várias semanas a lista dos singles oficiais mais pedidos.

O álbum Ocearborn foi lançando no dia 07 de Dezembro de 1998, alcançando a 5ª posição dos mais vendidos na Finlândia. Na primavera de 1999, o álbum foi lançado no exterior. Neste mesmo ano, Nightwish fez shows durante alguns meses e paralelamente, o single "Sleeping Sun" foi lançado, alcançado 15.000 de cópias vendida somente na Alemanha, no qual o single, além da música-título, incluía as faixas "Swanheart", "Walking in the Air" e "Angels Fall First. A pedido de uma gravadora Alemã, a canção foi escrita para um eclipse.

Ainda em 1999, Nightwish inicia sua turnê internacional, ao lado da banda alemã Rage. Em Agosto o álbum "Oceaborn" e o single "Sacrament Of Wilderness" alcançaram o disco de Ouro.

O álbum "Wishmaster" começa a ser gravado no inicio de 2000, sendo interrompido pela participação da banda Eurovision Song Contest, com a canção "Sleepwalker", atingindo o segundo lugar na etapa final. O terceiro disco da banda foi lançado em Maio, com seu primeiro show Kitte, na Finlândia. O álbum alcançou sucesso absoluto em toda a Europa, conquistando também o Disco de Ouro. A "Wishmaster World Tour" chegou a América do Sul, em Julho, passando pelo Brasil. Foi a primeira turnê da banda em terras brasileiras.

Em Abril de 2001, a banda lança o seu DVD ao vivo( também disponível em VHS) "From Wishes To Eternity", com versão promocional em CD lançado somente na Finlândia. No mesmo ano, a tão aguardada versão de "Over The Hills And Far Away" é lançada, juntamente com a faixas novas e a regravação de "Astral Romance", do primeiro álbum. Há também alemã ( lançada pela Drakkar Records) com seis faixas ao vivo adicionadas.

Passaram os tempos o Nightwish continuava a receber prêmios, mas o futuro do Nightwish estava incerto foi quando a banda anunciou em seu site oficial que está à procura de uma nova vocalista. Em maio de 2006.

A banda recebeu cerca de 2000 demos para a seleção da nova cantora, com audições encerradas em meados de Janeiro de 2007. Em Maio , Nightwish anucia a nova vocalista, a sueca Anette Olzon, com o lançamento( somente na internet) do single "Eva", sendo toda a renda arrecadada para uma instituição de caridade.

A banda não conta mais com os vocais líricos, contudo, nota-se um Nightwish mais sofisticado e ousado.


Download CDs Nightwish antiga&nova formação

Ps: Mary Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário