domingo, 2 de maio de 2010

HQ's: Especial da Semana - Homem de Ferro

Como de praxe a Dark Rock Belém abre espaço para os filmes lançados aqui no Brasil, e em HQ’s irei falar da longa jornada de Tony Stark, o Homem de Ferro.

Herdeiro de uma milionária fortuna, Tony Stark cresceu como um playboy mimado (vocês lembram alguém igualzinho no Universo Dc?), dado a noitadas, um alcoólatra na verdadeira acepção da palavra, mas apesar de tudo isso Tony é um gênio em engenharia de automação. Sua aventura começa quando é pego em uma armadilha onde uma bomba explode bem na sua frente, deixando estilhaços em seu corpo, foi seqüestrado e para escapar criou um exoesqueleto para fugir de seu cativeiro. Com o passar do tempo Stark aperfeiçoou sua armadura que ganhou tons dourados, conheceu Viúva Negra, primeiramente inimigos e posteriormente aliados, Capitão América, da qual ficou grande amigo, e com Thor, Homem-Formiga (Hank Pym), Vespa (Janet Van Dyne) e Hulk, fundaram os Vingadores, uma das mais poderosas equipes do Universo Marvel (se não a mais poderosa) e doou uma de suas propriedades para construir a Mansão Vingador, base da equipe.

Diferente do que foi mostrado no filme, Tony Stark não é conhecido como o Homem de Ferro, pelo contrario, ele afirma que um guarda-costas é o herói dourado.

Muitas aventuras povoam a vida de Tony, mas não sem amigos que o ajudaram tanto no profissional quanto no civil... Peper Potts, Happy Hogan e James Rhodes (O super-herói Máquina de Combate)... Tony passou por poucas e boas, foi à falência, foi alvejado por um tiro e ficou paraplégico (recuperando-se de ambas as crises); teve seu sistema nervoso afetado pela sua própria armadura; criou uma que literalmente sai dos orifícios dos seus ossos, somente a primeira camada, transformando-se num verdadeiro “Homem de Ferro”; e foi injetado por um vírus que beneficiou e muito a conjunção com a nova armadura.

Devido aos eventos de Civil War (Guerra Civil), Tony pôs-se de frente aos seus aliados, sejam eles nos Vingadores e nos X-Men, quando apoiou o registro de meta-humanos sancionado pelo governo americano (para mais detalhes leia essa mega saga: Guerra Civil). E a frente da poderosa organização militar S.H.I.E.L.D. (Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística E Dissuasão), ele e seus comandados vencem (supostamente) ao final da série. Apesar do “sucesso” em Guerra Civil, o então pomposo Diretor da S.H.I.E.L.D. fracassou em impedir que a raça alienígena Skrull devastasse a Terra e por pouco não dominaram nosso planeta.

Destituído de seu cargo, o governo desativou a S.H.I.E.L.D. e criou a M.A.R.T.E.L.O. comandados por Norman Osborn, ?!?!?! (mas isso é outra historia). Devido a seus atos recentes, Stark passou a ser visto como um pária entre seus antigos amigos e toda a sociedade. Desprovido de vírus que lhe forneciam habilidades que antes não tinha Tony também não tem acesso ao seu patrimônio tecnológico trancado na Torre Stark, atual base dos Vingadores Sombrio (versão de quase todos os antigos Vingadores e chefiados por Osborn, ainda uma outra história).

Fato interessante sobre o Homem de Ferro que quase ninguém sabe é que a armadura, tão famosa entre os heróis, já teve quase cinqüenta versões, é mole? (sendo que as recorrentes alterações são pouco notadas).

Apesar de nada ir bem para nosso Vingador Dourado, ou seria Vingador Blindado? Bom, não importa, nos quadrinhos as coisas estão péssimas para Tony Stark, mas nas telonas ele está como tudo como seu novo filme Homem de Ferro 2... é só curtir de montão!!!

Abaixo uma pequena lista de leitura obrigatória (na minha opnião):

· Guerra Kree-Skrull;

· Atos de Vingança;

· Heróis Renascem;

· Vingadores: A Queda;

· Guerra Civil.

Vídeos a serem assistidos:

· Iron Man (lançado em 1994, durando apenas duas temporadas)

· O Invencível Homem de Ferro (lançado em 2007, em DVD)

· Iron Man: Armored Adventures (lançado em 2009 no canal pago da Dysney XD)

· Os Supremos - O Filme

· Os Supremos 2

Para mais informações acesse

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_de_ferro

Clark Vanzeler

Um comentário:

  1. muito legal

    qndo tive banner topa parceria?

    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderExcluir