sábado, 15 de maio de 2010

HQ's: Sociedade da Justiça da América


Com a expectativa da participação especialíssima da legendária Sociedade da Justiça da América (SJA) na nona temporada de Smallville... pelo menos eu estou muito empolgado em ver uma das minhas adoradas equipes neste sensacional seriado... resolvi abrir espaço aqui na DRB para contar as origens e falar um pouco de um dos grupos mais antigos das histórias nas HQ’s.

Para quem não sabe, a SJA é a fonte de inspiração para a fundação da Liga da Justiça da América (LJA). É isso mesmo, muito dos membros da LJA inspiram seus atos patrióticos e o combate ao crime aos primeiros “Aventureiros Mascarados” que lutaram contra a tirania na década de quarenta.

Como foi dito no parágrafo anterior, as origens da SJA remetem ao inicio da década de quarenta, quando nossos aventureiros uniram-se para impedir que Hitler invadisse a América durante a Segunda Guerra Mundial. Motivados pelo Presidente Roosevelt para atuar como uma equipe unida em prol do bem comum, heróis como:

1. Lanterna Verde, Alan Scott (possui um anel derivado de magia);

2. Flash, Jay Garrick (conhecido no Brasil como Joel Ciclone);

3. Espectro, Jim Corrigan (espírito da vingança);

4. Gavião Negro, Carter Hall (príncipe egípcio reencarnado);

5. Sandman, Wesley Dodds (possuidor de sonhos proféticos e do gás do sono);

6. Átomo, Al Pratt (um mirrado universitário com poder atômico);

7. Senhor Destino, Kent Nelson (Feiticeiro e Agente da Ordem) e

8. Homem-Hora, Rex Tyler (força e resistência por sessenta minutos ao ingerir uma pílula Miraclo).


Unidos para combater o crime e toda a injustiça daqueles tempos, eles fundaram a Sociedade da Justiça da América. Muito dos heróis daqueles tempos passou pelas fileiras da SJA: Pantera (Ted Grant), Johnny Trovoada, Starman (Ted Knight), Doutor Meia-Noite (Charles McNider) e até mesmo a primeira Mulher-Maravilha (Hipólita) assim como a primeira Canário Negro (Dinah Drake)... esses são alguns dos ícones que ficaram marcados na historia da equipe e do mundo... e durante a sua primeira ascensão, tiveram muitos inimigos que deixaram inúmeras cicatrizes e baixas no decorrer dos tempos.

Lutaram com Hitler para salvar a América (só afirmando); tornaram-se inimigos declarados de Vandal Savage, o primeiro imortal da Terra; tiveram um confronto mortal com Eclipso (possuindo o corpo do cientista Bruce Gordon) que matou a Pantera (Yolanda Montez) e a Doutora Meia-Noite (Beth Chapel). Mas apesar de todos esses inimigos, a verdadeira batalha ainda estava por vir...

Incitados por Vandal Savage, o governo americano deu um ultimato para a equipe: ou eles revelavam suas identidades secretas ou aposentavam-se. Não lhes restou alternativa a não ser a aposentadoria no final dos anos quarenta. Anos depois a LJA pediu a ajuda da SJA pra resolver um misterioso caso, e com isso, sai da aposentadoria os campeões que nunca deveriam ter estado lá... iniciando um encontro anual entre as duas celebres equipes. Na esteira dos catastróficos eventos de Crise nas Infinitas Terras (vale a pena ler), a SJA foi enviada para o limbo. Lá travou uma eterna batalha com Surtur, o Demônio de Fogo, na tentativa de impedir o Ragnarok (o Crepúsculo dos Deuses).

Anos se passaram na Terra e quando a SJA retornou, viu-se deslocada em um mundo onde os heróis precisaram ser mais agressivos, sem mais preto no branco. Porém, como uma verdadeira equipe, eles tiveram que se adaptar. Devido a exposição de uma mística radiação e o tempo em que estiveram no limbo, o membros da SJA gozavam de um incrível rejuvenescimento. Não demorou muito para a morte bater em sua porta novamente, e durante a Zero-Hora (outro evento que não se arrependerão de ler) alguns dos seus travaram a ultima batalha: Doutor Meia-Noite, Sandman, Senhor Destino (Kent Nelson e sua esposa, Inza Nelson) e Homem-Hora... ao resto dos membros restou serem alcançados pela idade.

Gavião Negro, que não estava presente durante a morte de seus amigos, viu-se fundido a outros Gaviões Negros de distintas realidades, somando-se a sua esposa (Mulher-Gavião) e o Deus Gavião, restando apenas Katar Hol (o Gavião Negro alienígena do planeta Thanagar) para controlar todos os demais. Lanterna Verde ainda gozava de seu rejuvenescimento, mas seu anel mágico foi exaurido quando o protegeu da rajada cronal (energia esta que retirou a juventude de seus amigos), como recompensa, Alan passou a ser o hospedeiro da energia mística que alimentava seu anel e passou atender pela alcunha de Sentinela. Joel Ciclone, apesar de ter perdido sua juventude (porém, seu hiper-metabolismo impede que envelheça normalmente), continuou a correr pelo mundo ensinando a próxima geração... resumindo, mais uma vez a SJA retirava-se do palco de eventos da Terra.


Na próxima irei falar do exuberante retorno da SJA... acompanhem a continuação das origens de um dos mais antigos grupos do mundo, heróis estes que inspiraram o advento da Liga da Justiça. Até lá!!!!!!!!


Clark Vanzeler

Nenhum comentário:

Postar um comentário