quinta-feira, 13 de maio de 2010

Recordações do Rock: Nirvana

Olá galera da Dark rock Belem eu sou a Mary Way e como vocês já sabem sou editora da coluna Bandas e Músicas, e hoje estou aqui inaugurando mas uma coluna no blog a "Recordações do Rock" para falar de bandas de rock que hoje em dia pouco se fala, porém já fizeram muito sucesso e deixaram sua marca na história se tornando eterna para todos nós. E hoje estreando a coluna Recordações do Rock, vamos falar de Nirvana.

Então vamos lá!!!

O Nirvana foi uma das bandas mais importantes dos anos 90, deixando marcado o seu nome pra sempre na história da música. A banda surgiu no fim de 1987 com a união dos amigos Kurt Donald Cobain, Krist Novoselic, Pat Smear. Já no inicio de 1988, o produtor Jack Endino tomou conhecimento da banda ajudando-os a produzir algumas fitas demo com as quais convenceu seu amigo Jonathan Poneman, da Sub pop, a firma um contrato. Isso rendeu ao grupo a gravação do single Love Buzz/Big Cheese.

O single vendeu bem, principalmente devido ao fato de o Nirvana já possuir um público fiel, formado nas famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle. Empolgada com o sucesso, a Sub pop resolveu arriscar e investir em um álbum para o trio, além de promover um grande esquema de divulgação para eles.

E então o álbum intitulado Bleach que foi lançando em junho de 1989. O disco vendeu cerca de 35.000 de cópias e deu um bom retorno a Sub pop. Em Setembro de 1990 Dave Grohl da banda de hardcore Scream, entra no grupo para substituir o baterista do Nirvana.

Em uma das várias apresentações, o Nirvana chamou a atenção de um executivo da Geffen, uma gravadora maior e mais conceituada do que a Sub pop. Aconselhandos pelos amigos de Sonic Youth, assinaram um contrato com a nova gravadora e lançaram Nevermind em 91. Esse disco que tinha previsão inicial de vendas de 100mil cópias pela Geffen, já atingiu hoje a marca de10 milhões de cópias vendidas.

Enquanto saíam em turnê pela Europa, o clip da música "Smells like a teen spirit" faziam sucesso na Mtv. No inicio de 1992 o trabalho chegou ao topo da parada da Billboard.

O gruge virava a moda do momento, a Seattle passa a ser o grande centro da atenções. Nesse período, Kurt mostra-se incapaz de suporta o sucesso e seus antigos problemas com droga voltaram a atrapalhar sua carreira e seus relacionamento com pessoas próximas, ao ponto de ser diagnosticado como maníaco-depressivo, com fortes tendências a suicidas.

Em Dezembro de 1992, saiu a coletânea Incesticide, com faixas raras, corvers, e material do inicio da carreira. A rotina do Nirvana continuava: shows lotados, entrevistas, matérias em revistas, em jornais e em programas de televisão eram dia-a-dia deles. A banda não tinha tempo para descansar e botar as idéias no lugar, uma vez que tudo aconteceu muito rápido sendo que muitas vezes faziam shows em grandes estádios e festivais como na ocasião em que o grupo tocou no Brasil, ao lado de grandes bandas, durante o Hollywood Rock.

Em 1993, a banda entra em estúdio para a gravação de um novo disco. Kurt continua tendo recaídas e chega ser internado por overdose de heroína, mas mesmo assim, In Utero é finalmente lançado. Mesmo não repetindo o estrondoso sucesso de Nevermind, o álbum foi muito bem recebido tanto pela critica como pelo público. A banda parte para mais uma exaustiva turnê em Outubro contando com a ajuda do guitarrista Pat Smear ( ex-Germs) e ainda gravaram um show acústico para MTV, em Novembro.

Esse show foi certamente o último grande momento das carreira do Nirvana. Após mais algumas apresentações, a banda decide dar um tempo para que Kurt pudesse se recuperar do vício das drogas. Porém, em Abril de 1994, o mundo fica chocado com a triste noticia: Kurt Cobain havia se suicidado com um tiro na cabeça. Seu corpo só foi encontrado 4 dias depois do ocorrido segundo os médicos, havia heroína em quantidade suficiente no seu organismo para matá-lo, mesmo se não tivesse atirado em sua cabeça.

Abaixo faça o Download do rarissimo Cd Completo Nervermind do Nirvana.
Curiosidades:
A capa desse Cd foi considerada a melhor capa de disco de todos os tempos! - Deixando Beatles e Pink Floyd para trás.



História trágica de uma banda que fez historia e tinha tudo pra seguir em frente e dar certo!!! Mais inegavelmente e umas das melhores bandas de rock de todos os tempos, que assim como para mim como para muitos ela nunca sera esquecida, sera eterna, imortal!!! E pra você, qual banda de rock se tornou imortal passe o tempo que passa?
Bye: Mary Way

Nenhum comentário:

Postar um comentário