quinta-feira, 20 de maio de 2010

Recordações do Rock: Guns N' Roses

De tanto gerar controvérsais, a banda chegou a ser chamada de " A mais Perigosa" . Exagero e marketing descarado à parte, o Guns N'Roses foi uma das bandas mais influentes do final dos anos 80 e início dos anos 90. A banda revitalizou um cenário de hard rock desgastado e sem originalidade mantido por banda em que o visual contava mais do que a qualidade musical.

Legítimo representante do hard rock californiano, o Guns n´Roses era apenas mais um entre centenas de bandas que surgiram e desapareceram no rastro do estilo criado por Motley Crue, Ratt e Poison, entre muitas outras. Talvez o que tenha diferenciado o Gun N'Roses era que eles não apenas cantavam sobre sexo, drogas e vida desregrada, mas viviam estes temas.

O primeiro componente da banda a se interessar por música foi Duff Mckagan, baixista, que já em 1981 havia participado de dezenas de bandas em Seattle. Em 1982 Mckagan através de um anúncio de jornal chegou a Slash e Steven Adler e, juntos formaram a banda Road Crew. A banda se desinteragraria algum tempo depois mas os três integrantes mantiveram contato.

Logo após formada a banda agendou uma turnê. Três dias antes do primeiro show. Traci e Robert abandonaram a banda e foram substituídos por Slash e Steven Adler. Esta formação iria durar mais e iniciar o grande sucesso da banda , embora a primeira turnê tenha sido um fracasso e eles tiveram de vender parte do equipamento para voltar para casa.

Morando em Los Angeles, sem contato e competindo com centenas de bandas do mesmo estilo, o Guns n´Roses contava com algo além da música para sobreviver: roubaram, venderam drogas e mulheres durante algum tempo. Em 1986, contornando as dificuldades, gravaram um EP( disco de menor duração) com quatro músicas. Lançado de forma independente o nome do disco era Live a Suicide, e continha quatro músicas gravadas ao vivo (inclusive um cover do Aerosmith, Mama Kin). estas quatro gravações viriam a ser relançadas anos depois no disco Lies.


As coisas só começaram a mudar em 1987. Abrindo para bandas como Motley Crue, Aerosmith, The Cult, e contando com a ajuda de Alice Cooper, a banda conseguiu o seu primeiro contrato. Conta a lenda que apenas aceitavam discutir detalhes de acordo com a Geffen Records na hora do almoço, pois desta forma podiam ter ao menos uma refeição decente por semana.

Appetite For Destruction foi lançado em Julho de 1987, o disco era extremamente agressivo, músicas rápidas e assuntos delicados como drogas, sexo e pobreza, tratados sem meias-palavras e com conhecimento de causa por uma banda que havia experimentado tudo isso. O disco se tornou em pouco tempo o primeiro disco de estréia de uma banda de hard rock a alcançar o primeiro lugar nas paradas e também foi o disco de estréia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos EUA.

Em 1988 a Geffen Record decide lançar um novo álbum, Lies, composto de apenas quatro composições novas, e faz o Guns N'Roses se torna a primeira banda de hard rock a emplacar dois discos de uma vez entre os mais vendidos.

A banda passa a ser adorada também por adolescentes, mas ai começa os escandalos com agressões a vizinhos e repórteres, tumultos constantes gerados durante os shows, entre outras coisas, shows começando com atrasos e até abandonos de shows sem motivos, sendo que o primeiro desfalque entre os componentes ocorreu pelo abuso de drogas. Em 1988 Slash por pouco não é despedido por abuso de heroina e em 1990 Steve Adler foi tirado da Banda por não conseguir abandonar o vício. Steven Adler foi substituído pelo baterista do The Cult, Matt Sorum, com quem a banda havia excursionado no início da carreira. se Junta também à banda o tecladista Dizzy Reed. A estréia do novo grupo ocorre no Rock In Rio II.

Essa formação viria a gravar em 1991 os àlbuns (duplos) Use Your llusion I e Use Your llusion II, registrando de vez o Guns N'Roses como uma das maiores (Talvez a maior) bandas de rock do mundo, Músicas pesadas como Right Next Door to Hell, Garden of Eden e You Could Be Mine (na realidade composta na época de Live Like a Suicide) dividem espaço com composições longas e rebuscadas como Breakdown e Civil War (música esta composta para um CD beneficiente e que conta ainda com as baquetas de Steven Adler). Não poderiam faltar as baladas como Don't Cry, Knockin' on Heaven's Door, Estranged e November Rain, que mantém a banda na programação das rádios e MTV. O destaque dos discos fica por conta de Coma, uma música longa, de mais de 10 minutos, com muitas variações de ritmo e um clima tenso do início ao fim. Confira abaixo o clipe de um dos grandes sucessos de Guns N'roses que marcou todo uma decada e marca até hoje, a canção Don't Cry.

Don't Cry
Uma turnê interminavel se seguiu ao lançamento de Use Your llusion I e II, e foi justamente este o motivo da saida inesperada de Izzy Stradlin, cansado da vida na estrada, ele foi substituido as pressas por Gilby Clarke que no inicio de 1993 sofreu um acidente de moto e a banda chama as pressas Izzy para assumir a guitarra-base, a turnê se encerra em julho na Argentina com um Show transmitido ao vivo pela TV e que foi encerrado com um forte abraço antre Axl e Slash. Este é marcado também por ser o último show da antiga formação do Guns N'Roses.

Logo após o lançamento de Use your llusion a banda anunciou que iria lançar um EP somente com covers de bandas punk que os influenciaram. O projeto cresceu até o ponto de se concretizar em 1994 como o LP de covers The Spaghetti Incident.

Em meio a sucesso e polêmicas e novas formações no Guns N'Roses os anos se passavam e fatos marcavam a historia da banda como:

Em 31 de outubro de 1996, Slash anuncia sua saida da banda, em 1997, Robin Finck, do Nine Inch Nails, vem para substituir Slash.

Em 2000, Josh Freese sai do Guns e a banda contrata o baterista Brain, nesse mesmo ano a banda se apresenta no Rock In Rio III no Rio de Janeiro, o show marcou a volta de Guns N'Roses e também por ser o maior público na historia da banda com cerca de 240 mil pessoas, a formação consistia em Axl, Dizzy, Robin, Paul, Tommy, Buckethead, Brain e Chris Pittman.

Em 2002, a banda faz uma turnê mundial na qual pretendiam lançar o novo albúm Chinese Democracy.

Um ano depois, em dezembro de 2003, o guitarrista Buckethead abandona a banda, alegando falta de interesse do Axl em lançamento de material e shows, fato que só seria oficialmente anunciado quatro meses depois. Com a saida de Buckethead, a banda cancela sua apresentação no Rock In Rio Lisboa, que aconteceria em 2004.

Em maio de 2006, o Guns N'Roses reaparece com 5 shows em Nova York sendo um acústico. Poucos dias depois, a banda divulga uma grandiosa turnê europeia, o ano de 2006, com certeza, foi um excelente ano para a banda. Com um público de mais de 700 mil pessoas somente na Europa, a banda ficou entre as 10 mais sucedidas do ano, EUA e Canadá completaram as passagens da banda em 2006, completando um total de 21 paises.

Em dezembro de 2006, Axl Rose publica uma carta aberta ao fãs no site do Guns, falando sobre o atraso no lançamento do Chinese Democracy.

No ano seguinte, em 2007, o Guns N'Roses continua a turnê, que teve seu último show no Japão, em Julho. Após mais de 1 ano na estrada, a espectativa para o lançamento do Chinese Democracy era imensa, por parte de todos, até a marca de refrigerante Dr. Pepper publicou que iria distribuir uma garrafa de bebida para cada cidadão dos Estados unidos, caso o álbum fosse lançado até 31 de dezembro de 2008.

O Chinese Democracy se torna o álbum mais esperado de todos os tempos, tendo até agora um custo de produção de aproximadamente 13 milhões de dólares.




Abaixo faça o Download
do Cd Greatest Hits





Lista de música
1-Welcome To The Jungle
2-Sweet Child O' Mine
3-Patience
4-Paradise City
5-Knockin´On Heaven´s Door
6-Don't Cry
9-November Rain
10-Live And Let die
11-Yesterdays
12-Ain't It Fun
13-Since I Don't Have you
14-Sympathy For The Devil

OBS:Hoje a Dark Rock Belém falou de uma das bandas mas conhecidas e influentes de rock de todos os tempos o Guns N'Roses, espero que tenham gostado. E Todas as quintas, eu Mary Way, estarei por aqui postando Historias e momentos marcantes de bandas que marcaram toda uma geração em Recordações do Rock.


Postado por MAry WAy

2 comentários:

  1. ótimo seu blog, parabens, eu sou um roqueiro antigo e achei seu blog muitolegal mesmo!
    Estou seguindo.
    Sou moderador da comunidade dos Gartos Podres, se quizer será bem vinda lá.
    Visita meu blog, se quizer seguir será uma honra.
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. \o/

    Adooooorooo Guns! *------------------*


    Adoreeei Maaaryy!! (y)

    BjOoOs! =D

    ResponderExcluir